segunda-feira, 21 de maio de 2012

Festival Pernambuco Nação Cultural




Chega a mais uma região do interior pernambucano o Festival Pernambuco Nação Cultural, a partir desta terça-feira 22, duas cidades foram escolhidas para serem os pólos da edição do Sertão Central  São José do Belmonte e Salgueiro além de Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Serrita, Terra Nova e Verdejante. Haverá musicas,Teatro,leitura e oficinas culturais até o próximo dia 27.

São José do Belmonte, ganha as principais atrações do festival ,a festa, que está na sua 20º edição preserva as tradições com o desfile de cavaleiros mascarados,do centro da cidade em direção ao sítio histórico da Pedra do Reino. Grandes nomes da música pernambucana e regional, como Quinteto Violado, Alcymar Monteiro, Santanna, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Quarteto Olinda e Waldonys, irão se apresentar .

Belmonte, contara com a presença da cantora e percussionista Gerlane Lops, que encerra a noite de sexta-feira 25, mostrando o melhor do samba pernambucano. No sábado 26, o Coco de Umbigada, Quarteto Olinda, Alcymar e Waldonys fecham a programação de shows do festival com uma homenagem a Luiz Gonzaga em comemoração ao centenário do rei do baião.

Em Salgueiro, haverá encontro de Bandas de Garagem, sempre às 21h, no Centro de Cultura, Lazer e Turismo do município. Outra atração é o cantor Marco Polo, com musicas da banda Ave Sangria, grupo pernambucano dos anos 1970. Salgueiro recebe exibições de espetáculos cênicos, no Teatro Professora Alaíde Conserva, além de exposições e encontros culturais.

Verdejante,tera encontro de danças tradicionais como mazurca e São Gonçalo, no sábado 26, a partir das 18h. Em Cedro, o destaque é a realização do Encontro de Benzedeiras, Rezadeiras e Parteiras. O carnavalesco Mestre Jaime,sera homenageado e ganha cortejo pelas ruas de Salgueiro  no sábado 26, com a presença de grupos como a Orquestra Caliente, o grupo Timbalata, o Maracatu Arte e Cultura, os Bonecos Gigantes do Ziriguidum e os Caretas de Verdejante.

A ideia do Festival Pernambuco Nação Cultural é celebrar a cultura, a diversidade e as manifestações artísticas locais em todas as regiões do Estado de Pernambuco. Realização pela Secretaria de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Um comentário:

  1. Legal divulgar o que acontece no interior de pernambuco principalmente os eventos culturais.

    Francisco Santos

    ResponderExcluir